quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MASSA PARA BISCUIT

Algumas formas de preparo da massa:

Ingredientes: 02 xícaras de chá de cola branca própria para porcelana fria (biscuit) ou qualquer outra de base pva
02 xícaras de chá de amido de milho
02 colheres de sopa de vaselina líquida
01 colher de sopa de conservante (limão ou vinagre)
01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone, que será utilizado para sovar a massa após o cozimento.

Modo de preparo no forno de microondas:

Em uma vasilha de vidro, misture todos os ingredientes até que estejam incorporados. Leve ao forno de microondas e misture a massa a cada 30 segundos com uma colher de madeira. A massa estará pronta quando não mais restarem pontos de cola ao fundo, ela fica seca, compacta e adquire a consistência de uma bola.

Modo de preparo no fogão:

Misture todos os ingredientes mexendo com uma colher de pau que deve ser específica para fazer a massa - não misture com o restante da louça. O ponto certo é quando ela se torna compacta e desprende do fundo da panela (antiaderente) sem estar totalmente ressecada, isto é, com um pouco de cola envolvendo a massa. Para quem já fez massa de coxinha (salgadinho) o ponto é o mesmo.

Sovando a massa após o cozimento, espalhe o creme nas mãos e em uma superfície lisa e fria (pia da cozinha por exemplo, bancada de mármore ou fórmica) e sove como massa de pão. Cuidado com o calor da massa para não queimar as mãos.

Dicas:A massa tem que ser sovada enquanto está quente, para ficar macia e elástica. Depois de sovada (a massa já estará morna) guarde-a em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras. Deixe a massa descansar por um dia. Retire a massa desta embalagem, seque-a com um pano que não solte fiapos e guarde em um novo saco ou filme plástico.

Outra opção para armazenar a massa é utilizando potes e as massas envolvidas em filme ou sacos plásticos.

O maior cuidado no armazenamento é não deixar a massa em contato com o ar, por isso sempre é recomendado envolver em filmes que impossibilitem a evaporação da água da massa, iniciando assim o processo de secagem antecipado (antes da modelagem).

É importante verificar a completa ausência de ar entre a massa e qualquer cobertura plástica para que não ocorra o ressecamento.

A modelagem da massa de Biscuit é versátil e pode ser utilizada para uma infinidade de projetos. Pode-se aplicar a massa natural ou tingida, criando efeitos diferenciados de acabamentos.

Para as peças modeladas após o tingimento será necessário preparar todas as quantidades necessárias para o projeto em cada uma das cores escolhidas, isso porque será muito difícil conseguir o mesmo tom em outro lote de massas a tingir.

Também pode ser realizada a modelagem com a massa natural (sem corante ou apenas com branqueador de massa) e ser pintada depois de seca com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo. Alguns destes pigmentos podem também ser utilizados para tingir a massa.

A secagem da peça é feita deixando em local arejado e escorada caso exista necessidade, sobre uma superfície porosa como uma espuma ou tecido. Note que a peça encolhe cerca de 30% em suas dimensões por conta da evaporação da água, comum no processo de secagem.

O tingimento por ser atóxica (na maioria das composições) a tinta de tecido é bastante utilizada na coloração da massa de biscuit. Outras opções são os corantes em gel ou pó específicos para esse tipo de artesanato que podem ser encontrados em casas do ramo.

As tintas à base de óleo não são indicadas por conta do manuseio da massa e da possibilidade de alergias em contato com a pele. Caso utilize esse tipo de corante use luvas para tingir e também ao modelar com a massa.

Pode ser feita a pintura em massa natural seca ou não, e o pigmento recomendado é a tinta látex. O excesso no uso da tinta (grossas camadas de pintura ou diluição excessiva da tinta) pode causar rachaduras na peça. Caso isso ocorra, lave a peça imediatamente em água corrente removendo toda a camada de tinta e seque com um jato de calor (secador de cabelos).

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Biscuit"
Categoria: ArtesanatoFerramentas pessoais

Nenhum comentário:

Postar um comentário